terça-feira, 31 de julho de 2012

VILÕES RESPONSÁVEIS PELA PERDA DO CÁLCIO


Como evitar a perda do cálcio no organismo

Os maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor, são: o sal, a cafeína, o tabaco, as bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico.

- As bebidas alcoólicas em excesso enfraquecem o tecido ósseo porque reduzem a capacidade do corpo para produzir novo tecido ósseo para repor as perdas deste. 
- O tabaco favorece a perda de cálcio e expõe os fumantes a um maior risco de fratura óssea. A nicotina compete com o organismo na absorção de cálcio, pois inibe a produção de osteoblasto, que é responsável pela síntese de componentes orgânicos na matriz óssea.
Evitar a perda de cálcio é uma das metas da boa saúde, praticar exercício físico e se alimentar adequadamente são as dicas da nutricionista. A atividade retém o cálcio e ajuda a fortalecer os ossos. E na hora de se alimentar, lembrar sempre de ingerir poucos alimentos processados, que costumam ser ricos em fósforo que inibem a absorção do mineral. Nesta lista estão refrigerantes, carnes, molhos, conservas, pães e massas.

Alimentos ricos em Cálcio:
Laticínios: Os produtos lácteos são ricos em cálcio de uma forma que é facilmente digerido e absorvido pelo organismo. As fontes incluem leite, iogurte e queijo.

Legumes e verduras: Muitos vegetais, especialmente os de folhas verdes, são ricas em fontes de cálcio: mostarda, couve, couve, alface, aipo, brócolos, erva-doce, repolho, abobrinha, feijão verde, couve de Bruxelas, espargos e cogumelos.Feijão: Por uma outra fonte rica de cálcio, tente feijão preto, feijão, feijão branco, e ervilhas.

Ervas e temperos: Manjericão, erva tomilho, canela, folhas de hortelã-pimenta, alho, orégano, alecrim e salsa.

Outros alimentos: boas fontes de cálcio incluem salmão, tofu, laranjas, amêndoas, sementes de gergelim, melaço, e algas marinhas. E não se esqueça de alimentos enriquecidos com cálcio, tais como cereais e suco de laranja.


Curiosidades:
Café: Misturar essa bebida com leite pode não ser tão indicado, dependendo das proporções de café e leite em sua xícara. A cafeína, presente no café, tem efeito diurético, o que faz com que o cálcio seja eliminado pela urina. A quantidade de café ingerido ao dia deve ser inferior a 300mg, o que equivale a três xícaras médias da bebida, aproximadamente.
Refrigerante: Essa bebida é rica em fósforo, que inibe a absorção de cálcio pelo corpo. O fósforo aumenta a liberação do paratormônio, hormônio que controla a quantidade de cálcio que temos nas células e nos ossos.
Chocolate: Além de ter cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que, como dito anteriormente, aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. A quantidade de cafeína é a mesma, independente da quantidade de cacau. O chocolate ou achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito

Fonte: http://www.fundaffemg.com.br/detalhe_suasaude.asp?id=81

Nenhum comentário:

Postar um comentário