domingo, 24 de junho de 2012

Toxicomania e o Mal - Estar da Civilização

Toxicomania e o Mal - Estar da Civilização

SOARES, Márcia Maria



Este texto contempla uma reflexão sobre a dimensão do atendimento aos usuários de drogas lícitas e ilícitas no país. Diz respeito a um tema de ampla complexidade, essa reflexão pode ser estendida a toda sociedade, na medida em que a família e outras instituições, como Centros de Recuperação, igrejas e escolas representados por seus membros, têm enfrentado dificuldades para reagir frente às ocorrências vinculadas.
Todas as drogas têm em comum a capacidade de alterar o estado mental do usuário, seja proporcionando uma sensação de prazer e conforto ou reduzindo a timidez e aumentando a sociabilidade de quem a usa. Em geral, todas também causam dependência química e psicológica, transformando o usuário ocasional em viciado, que acaba dependendo do consumo da droga para manter suas atividades normais.
O álcool, o tabaco e a maconha são exemplos mais comuns de drogas obtidas diretamente de plantas. A cocaína e o crack, por exemplo, são adquiridos de uma pasta refinada a partir das folhas de coca, vegetal encontrado originalmente na América do Sul.
Outras sustâncias, como ecstasy e o LSD, são produzidas diretamente em laboratório.  Nem todas as drogas são proibidas por lei. Álcool e tabaco, apesar das crescentes restrições que vêm sofrendo na maior parte dos países, são vendidos e consumidos normalmente no Brasil. A legalidade destas drogas elimina os riscos adicionais que correm os usuários de outras drogas: a ausência de segurança.
         As demandas clínicas atuais vêm exigindo, de profissionais das mais diversas áreas, novos olhares, que possam contemplar o acirramento de alguns fenômenos, dentre eles o da toxicomania. É um fenômeno que necessita ser discutido através de uma ‘rede de saberes’, envolvendo todos aqueles que se dizem parte do contexto social. A prevenção primária, por exemplo, não deve ser realizada, apenas, através de projetos educacionais nas escolas, mas precisam envolver outros dispositivos como a família, o governo, os profissionais de saúde e a mídia.
          Entendemos que fazer prevenção não é apenas esclarecer a respeito dos malefícios do uso de uma determinada droga, mas, antes disso, é necessário um maior compromisso do poder público, da família, bem como, mais vontade dos profissionais designados para desempenhar o seu trabalho.
Os Centros de Toxicomania são instituições públicas de saúde destinada ao tratamento de pacientes dependentes de drogas lícitas e inlícitas. Possui como dispositivos de tratamento: leitos de desintoxicação e repouso, espaço de permanência-dia, atendimento individual nas áreas de enfermagem, clínica médica, psicologia e psiquiatria, além das oficinas terapêuticas. Realizam grupos de orientação as famílias dos usuários.  Além do tratamento, estes Centros desenvolvem atividades no campo do ensino, da prevenção e da pesquisa.

o         De que maneira o Enfermeiro atua nos atendimentos (prevenção, acolhimento e tratamentos) dos Centros de Toxicomania?

“O Enfermeiro está diretamente envolvido no acompanhamento do paciente na permanência dia no Leito de Repouso e Desintoxicação; na área burocrática (encaminhamentos, controle de frequência dos pacientes); Participa das reuniões clínicas e do Acolhimento, juntamente com a Equipe do PTI (Plano Terapêutico Individual) composta por Médico, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, preparados para fazer o diagnóstico clínico: Se Psicose, ou Neurose, ou Perversão, para conduzir a terapêutica com a participação da família do paciente.

o         Especialmente nas últimas décadas, diversas pesquisas científicas tentam identificar os motivos pelo qual o ser humano recorre às drogas. Fatores como: influência dos grupos, insegurança diante da vida, necessidade de aplacar a dor ou a fome, e a busca do prazer, podem ser classificados como motivos contemporâneos?

“Através de um Banco de Dados, é possível obter o perfil epidemiológico do paciente ou usuário, pergunta-se: Porque ele faz uso da droga? Porque retornou a usar? Qualquer motivo é motivo para se usar a droga, não existe um específico.
Existem pessoas que passam pela droga e cerca de 10% não interage, não ficam, já cerca de 1% interagem, ficam na droga – talvez por terem TRAÇOS DE IDENTIFICAÇÃO com a droga, por serem mais sensíveis, busca algo para suportar o Mal-estar da própria existência.
 ‘O Mal - Estar da Civilização’
(...) “a essência mais profunda da natureza humana consiste em impulsos instintuais de natureza elementar, semelhantes em todos os homens e que visam à satisfação de certas necessidades”... (Sigmund Freud, Vol. XXI, 1930, p.75-174)

Freud em seu texto ‘O Mal-Estar na Civilização’, fala sobre a ÉTICA, e da existência de 3 (três) grandes problemas da humanidade:
1 – ‘Interpério da Natureza’ _ que com o avanço da ciência, já melhoraram muito;
2 – As ‘Doenças’ _ que com o avanço da medicina, também já têm melhorado;
3 – Este ainda está muito atrasado, que se refere ao ‘Relacionamento dos Seres Humanos’ _ estabelecemos regras, mais driblamos as regras _ como então os organizarmos para sobreviver a este mal-estar?_ Criamos a Ciência, a arte, a política, o amor. _ Porém quando tudo gira em torno de uma coisa, você vive: um fanático religioso; um xiita na política; ou uma paixão doentia por uma pessoa; então tudo gira em torno de uma droga.
Freud fala neste texto, ’ que de todas as saídas que a humanidade encontrou para lidar com o mal-estar, a mais eficaz é a substância psicoativa, que dão prazer sem o trabalho’. “Porém sabemos das complicações e conseqüências decorrentes disto.”

o         Convencer alguém a não fazer algo que lhe dá prazer, é uma tarefa delicada – e a droga, antes de qualquer outra coisa, é algo que oferece prazer imediato. Como prevenir o uso das Drogas principalmente entre os jovens?

 Os Centros de Toxomaníacos, deveria fazer a Prevenção, ensino/pesquisa e tratamento. Porém, nas regionais dos municípios, não existem outros Centros, para compartilhar este trabalho no país, só é possível centrar no Tratamento. Pratica-se a informação, mais sabemos que prevenção não é somente informação.
A prevenção tem que ser feita na comunidade e nas escolas. Os responsáveis precisam capacitar o pessoal do Programa Saúde da Família, das Unidades Básicas de Saúde, professores e membros da comunidade, em fim.
A escola precisa ficar mais sedutora, mais interessante para o jovem, para poder ganhar a briga com as drogas.
Ainda nesta época os pais não deram conta, o governo não deu conta e tudo caiu nas costas dos professores, que estão entre a ‘cruz e a caldeirinha’, e aí a violência nas escolas, agressões aos professores, está tudo dominado.
A saúde e a educação são do governo, porém eles não o fazem.
Não se acaba com a droga no mundo, porque dar lucro é o negócio mais lucrativo do planeta, estão sempre vai se inventar uma nova droga.
Se cada um dentro de casa souber construir algo de mais sólido com seus filhos, aí sim a família a pessoa tem mais chance de até passar pela droga e sair... talvez não fique.
Se a droga é uma coisa que dá prazer, a agente tem que descobrir outras coisas que dão prazer. É necessário invertemos a equação, _ na ciência tradicional você tem uma caixa preta, tem uma causa e um efeito _ Entra uma causa e sai um efeito _ entra uma DROGA e sai um TOXICOMA, e o que acontece dentro desta caixa preta? _ Na ciência atual, no novo paradigma da ciência, que já desvendou o DNA, _ existe uma rede com várias conexões _ vamos trabalhar cortando estes nós, e vão sair daí,  várias causas  no drogado, vamos intervir para que não tenha  mais drogados, como  chegamos nisto? _ Através do inconsciente, na fala, nas palavras, e é nelas que realiza-se a cirurgia _ é como um fio de cabelo esticado no horizonte, bem devagar, sem apressar, se não, a pessoa foge _ chega uma hora que você vai ter que ver se o indivíduo quer se drogar ou quer se tratar._ Em outros lugares antidrogas, vai dizer que, a DROGA é que faz o TOXICOMA, _ é necessário a inversão o TOXICOMA que faz a DROGA, é a sua relação com o objeto, é na pessoa que vamos interferir, _ Não é preciso saber qual é a droga utilizada _ devemos saber a história do sujeito _ Naturalmente quem usa uma droga que causa dependência física, temos que preocupar, mais geralmente é justamente a drogas mais usadas, o Álcool e o Tabaco _ As outras drogas que não causam dependência física que é a Cocaína, Maconha, Crak, causam dependência psíquica, nem por isto são mais fácil, porque a dependência psíquica é mais difícil de tratar que as dependências físicas, com o avanço da medicina com uma semana ocorre a desintoxicação física _ porém na dependência psíquica, como é que desintoxica a mente? Podem durar dez anos, ou mais.”

Referências
BRASIL, Ministério da Saúde, A política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas, Brasília, 2003. Série E, Legislação de Saúde.

FREUD, S. (1976), O mal-estar na civilização. In O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos (edição Standard brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XXI (pp. 75-174). Rio de Janeiro: Imago. (Texto original publicado em 1930)

MINAS GERAIS, Centro Mineiro de Toxicomania, Núcleo de Estudo e Pesquisa, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: www.cmt.mg.gov.br (em 14/05/2008, 16:40 hrs)

Sociedade Brasileira de Toxicologia. Disponível em: http://www.sbtox.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário